sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Doação de Órgãos é tema de Palestra no Poupa Tempo Campinas


Autor: Programa Poupatempo Postado em: 11:38 tags:
Integrantes da Associação Doe Vida estiveram na segunda, dia 9, no Poupatempo Campinas Shopping para palestrar sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos.

A família Reinelt Marques, responsável pela criação da Ong em 2003, trouxe informações importantes sobre o tema e chegou a emocionar os funcionários. Veja abaixo dois relatos de expectadores da palestra, encaminhados pela funcionária Ana Schuch, que trabalha na Administração do Posto.
“Fiquei muito tocada com a palestra, foi muito interessante e emocionante. O tema é muito importante e as pessoas precisam se informar sobre ele. Já sou doadora de sangue e quero ser doadora de órgãos também. Aprendi muito com a palestra, principalmente sobre o tempo de vida de cada órgão e que a córnea é um órgão viável para doação em qualquer causa de morte [não só a encefálica]”, Érika Moreno, atendente.
“Adorei a palestra. Melhor, impossível! Acho o tema muito útil, pois muitas pessoas desconhecem o assunto e têm certos receios que não devem existir. Fiquei muito emocionada porque lembrei do meu pai, que morreu há poucos anos, e ninguém da minha família pensou que talvez os órgãos dele pudessem ser doados para ajudar outras pessoas. Com certeza, vou passar as informações adiante, para meus amigos e parentes”, Alexsandra Gomes, atendente.
Números No estado de São Paulo, segundo o último levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, o número de doadores viáveis já é 11,7% maior que o registrado em todo o ano passado. Do total de órgãos transplantados até outubro de 2009, 55% foram transplante de rim com 801 cirurgias.
A Doe VidaA necessidade de conseguir transplante de rim para as três irmãs Reinelt Marques fez com que a história da família ficasse conhecida em todo o Brasil. A partir do problema das filhas, a mãe Izilda decidiu criar a Associação Doe Vida.
A principal missão da Ong é divulgar o tema para o maior número de pessoas. “A informação é a solução para diminuir a fila de espera por um órgão e para aumentar a quantidade de doadores. É preciso que as pessoas sejam divulgadoras, sejam ’sementinhas multiplicadoras’, pois a população necessita muito de informação sobre doação de órgãos e transplantes, para dismistificar muitos dados errôneos e passar a verdade sobre o tema”, declarou Eva Marques, uma das irmãs transplantadas e vice-presidente da Ong, durante a palestra.
A palestrante acrescentou ainda que a pessoa que deseja ser doadora deve avisar a família, pois é a única forma de ter sua vontade respeitada, visto que nenhum documento ou declaração por escrito é considerado válido.


Fonte: http://poupatemposp.blogspot.com/2009/11/doacao-de-orgaos-e-tema-de-palestra-no_12.html